Colonização: Impacto sobre os índios

Colonização: Impacto sobre os índios

Após o primeiro contato de índios e portugueses, o homem branco fez com que o índio perdesse sua identidade cultural

Após a chegada dos portugueses ao Brasil, o índio quase perdeu tudo que tinha, principalmente, sua identidade cultural.  O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Os portugueses vieram ao Brasil sem querer, pois estavam tentando achar outra rota para a Índia.

No dia 23 de abril de 1500, a vida dos índios que viviam na região onde hoje está a cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, foi interrompida por um espetáculo assombroso: começaram a surgir no horizonte, “canoas” muito grandes, com várias pessoas que não conheciam, e os portugueses, além de não saberem que essa terra existia, suas vestimentas eram muito diferentes e mais complexos, suas culturas eram completamente diferentes, ou seja, estranheza total para os dois.
  
A primeira relação entre os nativos do litoral e os portugueses nas feitorias foi o escravagismo. Os portugueses escravizaram os índios para guiá-los pelo local desconhecido, carregar, cortar o pau-brasil. Como quem morava lá certamente era o índio, começaram a tomar atitude e fugir das feitorias. Aproveitaram essa oportunidade já que só eles conheciam todo o local e os colonos não. 

Portugal precisava ocupar seu domínio rapidamente, antes que houvesse invasores em sua terra. Sendo assim, dividiu seu pedaço de terra em 14 Capitanias Hereditárias em torno do ano de 1532. Mas os indígenas não gostaram muito dessa ideia, pois a devida terra eram originalmente deles. Houve muitos confrontos entre colonos e indígenas:  chegaram até destruir as fazendas, guerrear e expulsar os colonos de sua "terra". Já que essa ideia não deu muito certo, as Capitanias tiveram o fim em torno de 1549.

A atual população indígena teve muita influencia portuguesa. Seus hábitos mudaram muito, antigamente o índio andava seminu, alguns andavam totalmente nu. Depois da chegada portuguesa, houve muitas trocas de costume e hábitos que agora se você visitar a uma reserva indígena, os índios atualmente andam com vestimentas descendidas dos portugueses, estão no caminho constante da evolução atual, perdendo assim, sua identidade cultural.

              Fonte: http://www.suapesquisa.com/indios/
                        http://www.historiadobrasil.com.br/ 

Texto editado por: Raissa Cortez Andrade

11 comentários:

Anônimo disse...

:o

Anônimo disse...

Muito bom esse site! Parabéns!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Obg me ajudou mt

Unknown disse...

Obg me ajudou mt

NymsaY disse...

Gostei Sqn Sqs

Anônimo disse...

cu

Anônimo disse...

qual foi o maior impacto cultural nos indígenas na época da colonização ?

Unknown disse...

Gostei muito, ajudou bastante, obrigado.

Anônimo disse...

Vlw! me ajudou bastante no meu trabalho

dannycat disse...

Muito bm... E muito massa viu esse texto gostei massa de mais 👏👏👌

Postar um comentário